segunda-feira, 11 de julho de 2011

Cuidados diários podem reduzir infecções íntimas da mulher.


Rio - Toda mulher – da infância à terceira idade – já viveu pelo menos um caso de infecção vaginal. Isso ocorre porque a saúde da flora vaginal requer cuidados especiais no dia a dia para prevenir o desequilíbrio e manter as defesas naturais. Os cuidados devem ser mantidos durante todo o ano.

No inverno, principalmente porque as mulheres usam calças mais justas prejudicando a circulação de ar na região e muitas vezes a higiene feita após a relação sexual não é mais adequada, esse probleminha acontece com mais frequência. No verão, muitas mulher sofrem com esse drama porque o calor provoca a proliferação das bactérias e fungos na região genital, propiciando o surgimento de infecções.

Independentemente da estação do ano, algumas atitudes podem ser boas aliadas para a prevenção: evitar o uso de duchas internas, mesmo após as relações sexuais; usar papel higiênico de frente para trás e sempre lavar a região com sabonete; usar calcinhas de algodão; evitar absorventes de uso diário; e utilizar sabonetes líquidos próprios para a região vaginal.

A farmacêutica da Hebron Farmacêutica, que produz o sabonete íntimo Kronel, Rosa Lúcia Carneiro explica que este tipo de produto é uma poderosa arma para manter a mucosa genital saudável. “Os princípios naturais protegem a flora de desequilíbrios e mantêm o pH dentro do recomendado. Até uma baixa do sistema imunológico, causada por gripe, má alimentação ou pouco sono, por exemplo, é capaz de afetar a flora vaginal. Por isso, o uso de sabonete íntimo é tão importante”, explica.

Conhecida por sua forte ação bactericida, a Aroeira é um dos componentes do sabonete íntimo Kronel. A planta, originária da região Sul (alguns registros dizem ser originária do Peru) possui também indicação fungicida, sendo ideal para ser usada como princípio ativo para sabonetes íntimos. O principal benefício é agir em harmonia com o pH vaginal, prevenindo infecções e mantendo a saúde da flora.

Mas, se mesmo com todos os cuidados forem percebidos sintomas de inflamação vaginal, como corrimento, coceira, odor e ardência ao urinar, é indicado procurar imediatamente um médico. “As vaginites não tratadas podem provocar doença inflamatória pélvica (DIP), que infecta o útero e as trompas e pode até provocar infertilidade”, alerta Rosa Lúcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário