quinta-feira, 19 de abril de 2012

Quem corre riscos nem sempre é compreendido...





O medo de ousar tem destruído,a formações de pensadores no mundo todo.Muitos estudantes têm medo de levantar as mãos,
questionar seus professores,expressar seus pensamentos.
O sistema educacional procura alunos quietos, mas a sabedoria procura alunos inconformados. O sistema educacional procura alunos que repetem ideias,mas a formação de pensadores procura alunos que debatam ideias, usam o raciocínio esquemático e ousam nas provas.
Lembro-me de um aluno que tirou zero porque ousou pensar diferente. Merecia dez, mas foi completamente silenciado. Nunca mais ousou colocar seus pensamentos.
Lembro-me de outro aluno que não escreveu direito uma palavra na prova. A professora o chamou na frente da classe e o fez escrever no quadro a mesma palavra dezenas de vezes.
Foi humilhado publicamente. A humilhação pública foi registrada no inconsciente dele gerando uma grande zona de conflito. Nunca mais conseguiu escrever textos para mostrar aos outros.
No exato momento em que começava a construir palavras, suava frio, seu raciocínio se turvava, não conseguia pensar.
Pequenos momentos mudam uma história.
Vivi essa história. Há mais de 20 anos, quando era estudante,escrevia informações de modo diferente do que me ensinavam. Não as escrevia assim porque as considerava melhor do que as dos meus professores, mas porque observava e deduzia algumas coisas de modo diferente.
Tal atitude era uma afronta.
Tentaram me silenciar, mas felizmente a ousadia prevaleceu. Mas quantos pensadores emudeceram para sempre, porque foram proibidos de pensar diferente ? Você foi emudecido em alguma área da sua personalidade por alguém ou alguma circunstância?
Nunca é tarde para romper as armadilhas da mente. É tempo de superar o medo de errar. Como é tempo de caminhar sem medo de se perder.
Muitos casais empobreceram sua afetividade porque não se arriscaram a criar um novo clima. Beijam, amam, se entregam e até discutem da mesma maneira.
Alguns homens são tão engessados que nem conseguem mudar seus argumentos quando entram em atrito com suas parceiras. Não elogiam, nem trazem flores fora de data, ou dizem coisas inesperadas. São repetitivos, irritantes, mas querem ser tratados como românticos.
O medo de ousar aprisiona seu potencial afetivo. Nem sempre o medo é facil de ser detectado. Alguns não ousam porque tem um medo concreto, uma fobia definida. Mas há pessoas que tem medos indefiníveis, objetos fóbicos não detectáveis, tem o mais sutil de todos os tipos de medo, o medo do medo, uma apreensão dramática diante do desconhecido, do indecifrável.
Frequentemente esse tipo de medo tem raízes nas preocupações exarcebadas quanto ao futuro. Todas as fobias são passíveis de serem superadas. Entretanto, veremos que não se apaga as janelas fóbicas da memória, apenas as reeditamos.
Uma das possibilidades de reedição é decifrar e aplicar os códigos da inteligência, como filtrar estímulos estressantes, gerir o psiquismo, libertar a intuição criativa.
E VOCÊ; JÁ CORREU O RISCO ????

Um forte abraço a todos !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário