terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Frutas e legumes deixam a ceia de Natal saborosa e saudável.
A tradicional ceia natalina é uma grande tentação. Com tantas coisas gostosas, fica muito difícil manter o controle e não se entregar aos prazeres da mesa. Para evitar os quilos extras não é preciso passar longe das guloseimas. De acordo com a nutricionista da Santa Casa de Misericórdia, Gisela Peres, trocar determinados ingredientes é o segredo para provar todas as delícias sem culpa.
“A nossa ceia de Natal é baseada em hábitos e costumes da Europa, continente muito frio em dezembro. Os alimentos utilizados são altamente calóricos, ajudando a aumentar a temperatura corporal para suportar a baixa temperatura. Mas como moramos em um país tropical, podemos substituir os ingredientes por outros menos calóricos. Trocar a manteiga pelo óleo de oliva, tirar a pele do peru ou temperar a salada com molho de iogurte são dicas que fazem a diferença na balança”.
A nutricionista explica que a salada de maionese pode ser feita com um creme de iogurte desnatado e apenas uma colher de maionese na versão light. Além de ajudar a colorir a mesa, as saladas cruas com legumes variados são ricas em fibras e dão a sensação de saciedade.
“As frutas cristalizadas são muito calóricas e podem ser substituídas pelas secas. Nas sobremesas, o ideal é abusar das frutas picadas em deliciosas saladas ou até mesmo em mousses, fugindo da tentação do chocolate.”
Dicas para a ceia não pesar no bolso
O presidente da Associação de Comerciantes da Ceasa Grande Rio (Acegri), Waldir Lemos, orienta o consumidor a optar pelas frutas da estação. Além de mais saborosas, o preço é mais em conta.
“Nessa época, a dica é comprar manga, abacaxi e pêssego. Essas frutas são encontradas em grande quantidade nas feiras e sempre com um preço melhor. A família vai ter uma excelente ceia de Natal, com produtos frescos, e ainda vai economizar para as comemorações de Ano Novo.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário